Publicidade
Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 21º C

UFSC divulga lista dos aprovados no Vestibular 2018; confira

Medicina foi o curso mais concorrido, com 7.962 inscritos, resultando na relação geral de 227,49 candidatos por vaga

Redação ND
Florianópolis
09/01/2018 às 15H27

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) divulgou na manhã desta terça-feira (8) o resultado de seu Vestibular 2018. A divulgação dos aprovados aconteceu exclusivamente pela página do Vestibular 2018 na internet. Devido a questões de infraestrutura e segurança, por causa de reformas no Ginásio de Esportes da UFSC, não foram disponibilizadas as tradicionais lista impressas coladas nas paredes da universidade. 

>> Confira aqui a lista dos aprovados no Vestibular 2018 da UFSC

UFSC divulga lista de aprovados no vestibular 2018 - Daniel Queiroz/ND
Gabriela Petry e Maria Eduarda Hochsprung comemoraram a aprovação nos cursos de psicologia e medicina - Daniel Queiroz/ND


Em cerimônia na manhã desta terça, o reitor em exercício e pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino Costa, e a presidente da Coperve (Comissão Permanente do Vestibular), Maria Luiza Ferraro, apresentaram dados gerais vestibular.  Neste ano, foram oferecidas 4.551 vagas em 101 cursos de graduação distribuídos nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Dos 31 mil alunos inscritos, 6.648 não compareceram aos locais de prova – índice de abstenção de 21,24%. Os exames foram aplicados nos dias 9, 10 e 11 de dezembro.

Medicina foi o curso mais concorrido, com 7.962 inscritos, resultando na relação geral de 227,49 candidatos por vaga. Os outros nove cursos mais procurados foram: Direito – Diurno (45,16); Psicologia – Bel/Lic – Diurno (37,94); Direito – Noturno (34,03); Cinema – Bel – Diurno (32,20); Arquitetura e Urbanismo (31,79); Nutrição (29,19); Odontologia (26,34); Engenharia Química – Diurno (26,18); e Educação Física – Bel Diurno (24,38).

Estudantes comemoram a aprovação

Matheus Cercal Lazzaris foi o primeiro colocado na classificação geral e recebeu a notícia emocionado ao lado do pai - Daniel Queiroz/ND
Matheus Cercal Lazzaris foi o primeiro colocado na classificação geral e recebeu a notícia emocionado ao lado do pai - Daniel Queiroz/ND


Matheus Cercal Lazzaris, 21 anos, de Florianópolis, foi o primeiro colocado no ranking geral do vestibular. Ele passou para o curso de medicina e contou que estava há três anos sonhando com a aprovação. “Estudava no cursinho e em casa, sozinho. Sempre falaram que eles ligavam para os 10 primeiros e não recebi ligação. Estava nervoso e não esperava o 1º lugar. Gosto da área cirúrgica e ortopédica, mas vamos ver como será", afirmou o estudante entusiasmado.

O pai dele, Pedro Lazzaris, 60 anos, também comentou a conquista do filho: "Estou morrendo de orgulho dele. Já havia estudado um semestre numa particular do Paraná, mas era caro e tivemos que trancar. Ele é um guerreiro, focado. Estou muito feliz".

Líliam Maria de Camargo vai ser colega de curso de Matheus e também comemorou a provação: "Já havia tentado medicina e não tinha conseguido. É uma frustração grande que só se supera com a vitória. Passei em 14º em medicina. Estou feliz, ainda nem acredito".

A estudante Líliam Maria de Camargo foi aprovada e vai cursar medicina - Daniel Queiroz/ND
A estudante Líliam Maria de Camargo foi aprovada e vai cursar medicina - Daniel Queiroz/ND



Matrículas dos candidatos classificados 

Para o ingresso em março de 2018 são 2.542 vagas e, em agosto, mais 2.009 vagas, totalizando 4.551 vagas em 2018. Os candidatos classificados, independentemente do semestre letivo de 2018 em que iniciarão o curso, deverão realizar a matrícula de acordo com datas, locais, procedimentos e normas constantes na Portaria de Matrículas, expedida pela Prograd e SAAD e publicada no site do vestibular.

Entre os dias 22 e 25 de janeiro serão recebidas as matrículas online e, de 19 a 22 de fevereiro, será o período de matrícula presencial nas coordenadorias de curso.

>> Confira o relato do primeiro colocado no vestibular

Lista dos 10 primeiros aprovados

Durante a cerimônia nesta terça-feira, a Coperve também anunciou os nomes dos 10 primeiros candidatos classificados no concurso conforme os termos de acertos. Informados anteriormente sobre seu desempenho, eles foram convidados a comparecerem na solenidade. Confira a lista de classificação  com nome, curso, período e cidade de origem do candidato:

1 - Matheus Cercal Lazzaris - Medicina Diurno – Florianópolis (SC)

2 - Vitor Dolzan Garcia - Química Bel/Bel em Química Tecnológica - São José (SC)

3- Vítor Marcelo Soares Campos - Medicina Diurno – Brusque (SC)

4 - Leticia Schmitz Nacur de Almeida - Medicina Diurno – Juiz de Fora(MG)

5 - Mateus Santarém Melillo - Medicina Diurno – Florianópolis (SC)

6 - Laura Batista de Oliveira - Medicina Diurno - São José (SC)

7 - Leonardo de Sá Nicolazzi - Engenharia Mecânica Diurno – Florianópolis (SC)

8- Arthur Santos Guimarães - Medicina Diurno – Joinville (SC)

9 - Rafael Marques dos Santos - Medicina Diurno – Florianópolis (SC)

10 - Kely Silveira Marcello – Medicina Diurno – Criciúma (SC)


Vestibular 2018 em números

  • 31.284 candidados inscritos, destes 19.839 concorreram na classificação geral e outros 11.445 pela PAA ( Política de Ações Afirmativas), que regulamenta as cotas;
  • 1.406 candidatos prestaram a prova apenas por experiência;
  • 3.850 isenções da taxa de inscrição;
  • 1.734 candidatos solicitaram vistas;
  • 271 candidatos entraram com 425 recursos
Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade