Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Mostra “Essência Negra”, na Capital, reflete a cultura africana e afro-brasileira

Organizada pelas artistas Fernanda Jerônimo e Simone de Fáveri, mostra abre nesta quarta-feira (7), no Espaço Cultural BRDE

Redação ND
Florianópolis
07/11/2018 às 10H42

O amor pela cultura afro e admiração pela resistência dos povos africanos e afro-brasileiros são a base da exposição “Essência Negra”, coletiva das artistas Fernanda Jerônimo e Simone de Fáveri que abre nesta quarta-feira (7), às 19h, no Espaço Cultural BRDE.

“O Povo do Rio Omo”, obra de Simone de Fáveri - Divulgação/ND
“O Povo do Rio Omo”, obra de Simone de Fáveri - Divulgação/ND


Inspirada pelas fotografias de Hans Silvester, fotógrafo alemão interessado pelas artes corporais, Simone de Fáveri traz em pinturas e esculturas uma representação dos povos africanos habitantes do vale do Rio Omo, na Etiópia. Os povos Surma e Mursi cultivam ainda uma rica cultura de contato com a natureza.

“Este povo está ameaçado pelo ‘progresso’ e sua forma de viver em completa comunhão com a natureza corre o risco de acabar. H.Silvester nos conscientizou divulgando suas fotos. Quando passei a pintar os retratos pude aprofundar meu olhar sobre as expressões, os gestos, as formas individuais”, conta a artista. Nas pinturas, Simone utilizou tinta feita a partir de pigmentos encontrados na terra, e nas esculturas, argila crua.

Fernanda Jerônimo é artista digital e traz em suas pinturas digitais toda sua vivência particular dentro da cultura afro-brasileira, refletindo ancestralidade em um meio moderno. Fernanda está imersa nesta cultura há alguns anos, por meio da música. Ela é bailarina profissional na banda de samba-reggae Cores de Aidê. Uma de suas principais obras, “Aidê”, representa uma figura mitológica presente em cantigas de capoeira. “Aidê simboliza a real liberdade, e a força da mulher que não negocia seus valores”, afirma Fernanda.

Serviço
O quê: Exposição “Essência Negra”,
Quando: 7/11,19h (abertura), visitação até 30/11, 9h às 19h, segunda a sexta
Onde: Espaço Cultural BRDE Governador Celso Ramos, no térreo da Agência de Florianópolis – Av. Hercílio Luz, 617, Centro
Quando: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade