Publicidade
Sábado, 16 de Fevereiro de 2019
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

Exposição fotográfica "Matéria de Memória" relembra antiga fábrica de bordados

As fotos tiradas por Cláudio Brandão estão no Museu Histórico de Santa Catarina

Redação ND
Florianópolis
08/02/2019 às 19H42
Matéria de Memória - Divulgação
As fotos da exposição "Matéria de Memória" foram produzidas em 2009 e 2015 - Divulgação/FCC

A exposição “Matéria de Memória”, do fotógrafo Cláudio Brandão, que integra a programação do 6º Floripa na Foto – Festival de Fotografia, estará em cartaz no MHSC (Museu Histórico de Santa Catarina) a partir desta sexta-feira (8) até o dia 31 de março. As imagens, produzidas em 2009 e 2015, mostram dois ensaios realizados no prédio da Fábrica de Bordados Hoepcke desativada em 1979.

O primeiro ensaio está ligado à moda, em uma parceria entre o curso de Moda da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) e a empresa de bordados. Em um segundo momento, no ano de 2015, o fotógrafo criou imagens a partir do prédio e do maquinário, poucos dias antes da retirada das máquinas para preparar o imóvel para a construção de um edifício residencial.

Ao passar pela rua Felipe Schmidt não é mais possível ver a antiga Fábrica de Bordados Hoepcke, que hoje é um condomínio residencial. O prédio de esquina era pequeno se comparado ao parque industrial de 10 mil m², onde as máquinas e equipamentos  funcionam até hoje às margens da BR 101 em São José. Fundada em 1913 por Carl Hoepcke e Ricardo Ebel, a empresa de bordados e tecidos se tornou uma das maiores empresas catarinenses da época.

O local no centro era destino de passeio de muitos moradores da Capital, entre eles Cláudio Brandão. As fotografias da exposição integram a memória de uma Florianópolis onde ele passou boa parte da sua infância, entre o som das máquinas, das bordadeiras e da câmera Hasselblad. As imagens escolhidas para esta exposição apresentam uma reflexão sobre a trajetória da cidade e do fotógrafo.

Nascido em Curitiba, Brandão veio para Florianópolis com apenas dois anos. Mesmo com formação em Engenharia Mecânica, foi na fotografia que descobriu sua verdadeira paixão. O professor da Udesc é um dos convidados do Festival Floripa na Foto, que acontece de 20 a 23 de março, em diversos espaços culturais. O evento acontece desde 2010, aproximando o público do universo das câmeras, flash e filmes fotográficos.

Serviço:

O quê: Exposição “Matéria de Memória”

Quando: 8/2 a 31/3, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h

Onde: Museu Histórico de Santa Catarina,  Palácio Cruz e Sousa, Praça XV de Novembro, 227, Centro, Florianópolis.

Quanto: Gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade