Em noite equilibrada, Moonlight ganha como Melhor Filme; veja todos os premiados no Oscar
Pela primeira vez na história da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood o Oscar de Melhor Filme foi entregue errado
A noite de entrega do Oscar estava um tanto morna e com poucas surpresas, até que um choque inédito na história da premiação fez o queixo de todos os espectadores caírem. Os atores veteranos Faye Dunaway e Warren Beatty ficaram confusos na hora de anunciar a produção que ganhou como Melhor Filme e deram equivocadamente o prêmio para La La Land: Cantando Estações. Depois de parte da produção do musical ter agradecido o Oscar, um dos premiados viu que o verdadeiro vencedor era Moonlight: Sob a Luz do Luar.
A trapalhada histórica acabou sendo o fato mais marcante de uma noite em que as estatuetas douradas foram espalhadas entre diferentes concorrentes de um ano com uma safra especial na premiação. Mesmo tendo perdido o Oscar de Melhor Filme, o musical La La Land: Cantando Estações foi a produção mais premiada da noite, saindo do Oscar com seis estatuetas - menos de metade das oportunidades que ele tinha na disputa, para a qual recebeu 14 indicações em 13 categorias.
Ao premiar Moonlight: Sob a Luz do Luar na categoria principal, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood mostra que está menos preocupada em defender a sua própria indústria e mais interessada em premiar realmente os melhores do ano. No ano passado isso já tinha acontecido, com O Regresso ganhando três estatuetas e perdendo a categoria Melhor Filme para Spotlight: Segredos Revelados.

A noite do Oscar teve menos discursos políticos do que o esperado, o que foi bom para a dinâmica da noite e para o objetivo maior da Academia, que foi o de homenagear o cinema. O apresentador da noite e da vez mais uma vez mostrou que o Oscar está longe de encontrar alguém certo para esta função. Jimmy Kimmel não teve destaque em uma noite em que algumas inovações na premiação e os discursos emocionados de alguns atores se destacaram. Entre as inovações, funcionou bem a homenagem de alguns atores para intérpretes e filmes que lhes inspiraram.
Enquanto muitas bolsas de apostas apontavam que La La Land: Cantando Estações poderia ganhar em até 10 categorias do Oscar, o filme perdeu algumas estatuetas esperadas para Até o Último Homem e a principal para Moonlight: Sob a Luz do Luar. Entre os pontos altos da noite estiveram os discursos dos atores, especialmente de Viola Davis e Mahershala Ali. Confira, a seguir, a lista completa dos premiados no Oscar 2017:
Melhor Filme
- Moonlight: Sob a Luz do Luar
Melhor Diretor
- Damien Chazelle (La La Land: Cantando Estações)
Melhor Ator
- Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)
Melhor Atriz
- Emma Stone (La La Land: Cantando Estações)
Melhor Ator Coadjuvante
- Mahershala Ali (Moonlight: Sob a Luz do Luar)
Melhor Atriz Coadjuvante
- Viola Davis (Um Limite Entre Nós)
Melhor Documentário
- O.J.: Made in America
Melhor Filme em Língua Estrangeira
- O Apartamento (Irã)
Melhor Animação
- Zootopia
Melhor Roteiro Adaptado
- Moonlight: Sob a Luz do Luar
Melhor Roteiro Original
- Manchester à Beira-Mar
Melhor Edição
- Até o Último Homem
Melhores Efeitos Visuais
- Mogli: O Menino Lobo
Melhor Fotografia
- La La Land: Cantando Estações
Melhor Edição de Som
- A Chegada
Melhor Mixagem de Som
- Até o Último Homem
Melhor Trilha Sonora
- La La Land: Cantando Estações
Melhor Maquiagem e Cabelo
- Esquadrão Suicida
Melhor Design de Produção
- La La Land: Cantando Estações
Melhor Figurino
- Animais Fantásticos e Onde Habitam
Melhor Canção Original
- “City of Stars” (La La Land: Cantando Estações)
Melhor Curta
- Sing
Melhor Curta Documentário
- The White Helmets
Melhor Curta de Animação
- Piper