Publicidade
Sábado, 19 de Janeiro de 2019
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 24º C

Samu de Biguaçu volta a operar após quase um mês parado

Serviço que havia sido interrompido nas últimas semanas de 2018 para reorganização e reintegração. Durante o período parado, o município foi atendido por equipes de São José e do Corpo de Bombeiros

Redação ND
Florianópolis
09/01/2019 às 21H52

SAMU (Serviço Móvel de Urgência) de Biguaçu retomou o atendimento à população por meio do 192. O serviço que havia sido interrompido nas últimas semanas de 2018 para reorganização e reintegração, volta a ser prestado por quatro equipes, que em plantões e escalas de 12x36 atenderão também os municípios de Antônio Carlos e Governador Celso Ramos.

O SAMU Biguaçu conta com uma Unidade de Suporte Básico e os plantões são assistidos por um técnico em enfermagem e um condutor socorrista. Em casos de necessidade, o município recebe o suporte do SAMU Avançado, com equipes formadas por um médico, um enfermeiro e um condutor ou ainda de helicóptero em casos mais graves.

Durante o período parado, o município foi atendido por equipes do município de São José e do Corpo de Bombeiros Militar da cidade.
A secretaria de Saúde, Genivalda Ronconi, ao acompanhar o primeiro plantão, ontem, destacou a importância do trabalho. “Queremos com a retomada das atividades garantir a efetividade do serviço em nossa Comarca, reduzindo o tempo entre a chamada da população e o atendimento e o encaminhamento para nossa Unidade de Pronto Atendimento 24 horas ou para uma unidade hospitalar”, comentou.

O SAMU é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que atende casos de urgência e emergência, financiado pelo Governo Federal, Estadual e Municipal, com a finalidade de melhorar o atendimento à população. O serviço foi criado em 2003 e faz parte do Política Nacional de Urgências e Emergências. Pelo telefone 192, o SAMU presta socorro à população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. E também é responsável pela regulação de todos os atendimentos de urgência via telefone, pelos atendimentos móveis que dispensam as viaturas e pelas transferências de pacientes aos hospitais.

Em Biguaçu, a base do SAMU funciona junto à Unidade de Pronto Atendimento, localizada na rua Quintino Bocaíuva, bairro Rio Caveiras.
Segundo a prefeitura, o atendimento à população terá uma nova ambulância nos próximos meses. O município foi contemplado pelo Governo Federal com o veículo.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade