Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Grupo RIC divulga a primeira pesquisa eleitoral para o governo do Estado de Santa Catarina

Paulo Bauer (PSDB) lidera em dois cenários, enquanto deputado federal Esperidião Amin (PP) está na frente no único cenário testado com seu nome; votos em branco/nulo/nenhum são maioria

Felipe Alves
Florianópolis
16/07/2018 às 19H38

A primeira pesquisa eleitoral do ano com intenções de voto para governador de Santa Catarina foi divulgada pelo Grupo RIC SC na noite desta quinta-feira (21), em parceria com a ADI-SC (Associação de Diários do Interior). A pesquisa quantitativa, feita por amostragem em várias cidades do Estado, foi realizada pela Lupi & Associados. Foram ouvidas 1.100 pessoas entre os dias 15 e 21 de junho e testados quatro cenários para governador, com margem de erro de 2,95 pontos percentuais para mais ou para menos. O atual senador Paulo Bauer (PSDB) lidera em dois cenários, enquanto o deputado federal Esperidião Amin (PP) está na frente no único cenário testado com seu nome.

Primeira pesquisa eleitoral do ano com intenções de voto para governador de Santa Catarina foi divulgada pelo Grupo RIC SC nesta quinta-feira - Divulgação/ND
Primeira pesquisa eleitoral do ano com intenções de voto para governador de Santa Catarina foi divulgada pelo Grupo RIC SC nesta quinta-feira - Divulgação/ND


No primeiro cenário testado com candidaturas estimuladas, Paulo Bauer aparece em primeiro lugar na pesquisa. Em seguida vem Eduardo Pinho Moreira (PMDB), Décio Lima (PT), Gelson Merisio (PSD) e Leonel Camasão (PSOL). Os votos branco/nulo/nenhum são a maioria, e correspondem a 30% dos votos.

O segundo cenário, com Amin na disputa e sem Merisio, o pepista lidera as intenções de voto. Em segundo lugar vem Paulo Bauer, seguido de Eduardo Pinho Moreira, Décio Lima e Leonel Camasão. Sem Pinho Moreira e sem Esperidião Amin na disputa, o terceiro cenário é liderado de forma isolada por Paulo Bauer (25%), seguido de Décio Lima (11%). Na sequência vem Gelson Merisio e Mauro Mariani, ambos com 10,4%, e Leonel Camasão com 3,4%.

Em um cenário sem Amin, Bauer e Pinho Moreira, há empate técnico entre Mauro Mariani (16,4%), Gelson Merisio (14,5%) e Décio Lima (14,1%), já que a margem de erro é de 2,95% para mais ou para menos.

Quando os entrevistados responderam de forma espontânea, ou seja, em um cenário não estimulado, Esperidião Amin aparece em primeiro lugar com 4,5% das intenções de voto. Em seguida vem Eduardo Pinho Moreira (2,2%), Raimundo Colombo (2,1%), Mauro Mariani (1%) e Gelson Merisio (0,9%). Do total do eleitorado ouvido, 66% não sabem em quem votar e 14,8% vão votar nulo/branco/nenhum.

Questionados em quem os eleitores não votariam para governador nestas eleições, Décio Lima aparece em primeiro lugar com 35,3%, seguido de Esperidião Amin com 26,7%, Paulo Bauer com 20,6% e Leonel Camasão com 19,2%.

A pesquisa encomendada pelo Grupo RIC SC também avaliou o governo de Eduardo Pinho Moreira. Para a maioria dos catarinenses, a avaliação é regular (46,2%). As avaliações de ruim ou péssimo somam 24% enquanto que os cenários de bom ou ótimo somam 20%. Do total de entrevistados, 10% não souberam avaliação a gestão de Pinho Moreira.

Confira abaixo os cenários:

Cenários da pesquisa para governador - Infografia: Rogério Moreira Jr./ND
Cenários da pesquisa para governador - Infografia: Rogério Moreira Jr./ND


>> Confira a Pesquisa de intenção de voto para o governo de SC  no #RIC Notícias: 



>> Veja também a Pesquisa sobre a avaliação do governo de SC comentada por Paulo Alceu, no #RIC Notícias: 

Publicidade

20 Comentários

Publicidade
Publicidade