Publicidade
Sábado, 17 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Barco autônomo projetado em parceria com a UFSC será lançado no Rio de Janeiro

Embarcação é movida a energia solar e será exposta durante campeonato em Búzios

Redação ND
Florianópolis
09/12/2016 às 12H16

O primeiro barco autônomo movido a energia solar do Brasil será apresentado neste sábado (10), em Búzios, no Rio de Janeiro. O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro naval Lorenzo Souza, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

 A embarcação é composta por dois cascos, com placas fotovoltaicas, GPS, bússola e um sistema que recebe informações via satélite e indica a direção que ele deve navegar. Como é autônomo, não há necessidade de um piloto para guiar o barco.

Veleiro produzido na UFSC vai fazer pesquisas oceânicas - Eduardo Valente
Veleiro produzido na UFSC vai auxliar em pesquisas oceânicas - Eduardo Valente/Arquivo/ND



O barco será exposto durante a competição Desafio Solar 2016, que reúne embarcações movidas a energia solar. Participante de outras edições do campeonato, o engenheiro conta que a competição foi inspiradora. “Depois de alguns anos desenvolvendo projetos com equipes do Desafio, pensei na possibilidade de criar um barco que navegasse sem piloto e que usasse energia solar para alimentar o sistema de navegação”, conta.

A ideia foi compartilhada com engenheiros da UFSC, que abraçaram o projeto. Com apoio financeiro da Faperj, a ideia saiu do papel e a embarcação foi construída para ser apresentada no campeonato deste ano. “Não tenho registro de nenhuma embarcação como essa no país, talvez no mundo”, comemora o engenheiro.

O barco autônomo chega a Búzios nesta sexta-feira (8). Amanhã, ele fará sua estreia nas águas da Orla Bardot, onde ocorre a competição. A embarcação não participará das provas.

O Desafio Solar Brasil é promovido anualmente pela UFRJ e neste ano reunirá cerca de 250 estudantes, de quatro estados brasileiros. As provas começaram nesta quarta-feira (7) e seguem até domingo (11).

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade