Publicidade
Sábado, 16 de Fevereiro de 2019
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

Portobello: Liderança e compromisso com o desenvolvimento sustentável

A Portobello é líder em revestimentos cerâmicos na América do Sul

Redação ND
Florianópolis
30/01/2019 às 17H55

Composta pelas marcas Portobello, Officina Portobello, Pointer e Portobello shop, conta com unidades fabris em Tijucas (SC) e Marechal Deodoro (AL), a empresa emprega mais de 3.000 colaboradores e produz 50 milhões de metros quadrados ao ano. As marcas do grupo compartilham valores como inovação, sustentabilidade e design e estão distribuídas no mercado por meio da Portobello Shop, de lojas exclusivas, revendas em multimarcas e vendas diretas a grandes obras, com exportação para os cinco continentes.

Empresa foi fundada em 1979 e hoje é líder nacional em revestimentos cerêmicos - Arquivo/Portobello
Empresa foi fundada em 1979 e hoje é líder nacional em revestimentos cerêmicos - Arquivo/Portobello

Perfil

Em quase 40 anos de atividades, a empresa se destaca com:

  • 3075 colaboradores
  • 145 lojas Portobello Shop
  • 2 plantas fabris (Tijucas - SC e Marechal Deodoro - AL)
  • 50 milhões de m² de pisos produzidos
  • Capital de R$ 1,3 bilhão de faturamento
  • Distribuição para mais de 60 países
Colaboradores diante da fábrica de Tijucas, na Grande Florianópolis: Mais de 3.000 pessoas trabalham nas unidades da Portobello - Divulgação/Portobello
Colaboradores diante da fábrica de Tijucas, na Grande Florianópolis: Mais de 3.000 pessoas trabalham nas unidades da Portobello - Divulgação/Portobello

Ambientes de sonho

O contexto geral da economia nos últimos anos reforçou a convicção da diretoria da empresa de que, mesmo em ambientes adversos, “nossa proposta de valor, estruturada na ideia de que o Design e a Inovação podem transformar ambientes e emocionar pessoas, é o diferencial para alcançar bons resultados. Exercitando essa estratégia, apresentamos uma performance econômica positiva, com resgate da rentabilidade e da capacidade de investimento, condição fundamental para um crescimento sustentável.

O ambiente em que vivemos é a essência do nosso negócio e trabalhamos para que essa crença se concretize nos aspectos social, ambiental e econômico, que envolvem a nossa marca. Nossos colaboradores e parceiros, engajados em oferecer a melhor experiência para que nossos clientes tenham seus ambientes de sonho, são nosso principal ativo”.

Gerência de Sustentabilidade

A empresa possui uma Gerência de Sustentabilidade com foco na promoção e consolidação da cultura de sustentabilidade em todos os públicos envolvidos: colaboradores, clientes, parceiros, acionistas e comunidade.

Educar para respeitar e preservar a natureza é uma das missões da Portobello - Divulgação/Portobello
Educar para respeitar e preservar a natureza é uma das missões da Portobello - Divulgação/Portobello



A área conta também com os Comitês Social, Ambiental e de Comunicação, formados por funcionários de diferentes áreas do Grupo, com o objetivo de gerar e gerir o conhecimento dos respectivos temas, orientando e monitorando a execução das ações específicas.

  • Comitê Ambiental: Responsável por zelar pelos principais insumos como energia, água, matéria-prima, abrasivos e embalagens, além de atentar para os produtos finais e resíduos. Educação ambiental, treinamentos focados, certificações e selos ambientais também são responsabilidades do grupo.
  • Comitê de Comunicação: Responsável por levantar informações de todas as áreas e levá-las de forma integrada aos colaboradores, comunidade, clientes e fornecedores, tornando-as comum a todos.
  • Comitê Social: Responsável por definir e estruturar as políticas que regem as ações sociais, visando perenizar os processos na empresa. Programas sociais, patrocínios e ações direcionadas também estão entre as incumbências do time.

A valorização das pessoas, o uso consciente dos nossos recursos e o cuidado com o meio ambiente são atitudes presentes n o dia a dia do Portobello Grupo através destes comitês.

Materialidade

Os temas materiais são diretrizes importantes para a empresa e são escolhidos após a consulta com todos os stakeholders e têm como base estudos setoriais e referências em sustentabilidade, destacando-se pontos materiais que envolvem desde a área administrativa, passando pelo processo de inovação, produção, capital humano, saúde e integração comunitária.

Os oito temas de materialidade são:

  • Governança e transparência (visibilidade)
  • Excelência na gestão dos diferenciais (marca, modelo logístico e distribuição multicanal)
  • Inovação em produtos (demanda por produtos sustentáveis)
  • Cadeia de suprimentos sustentável (rastreabilidade e origem das matérias primas, desenvolvimento de fornecedores, responsabilidade e riscos na cadeia)
  • Excelência operacional
  • Desenvolvimento e gestão de pessoas (capital humano)
  • Saúde e segurança no trabalho (cultura de segurança)
  • Proximidade e participação na comunidade (forte relacionamento com as comunidades (Tijucas e Marechal Deodoro)

Em seguida, foram consultados públicos estratégicos para determinar os temas prioritários para a Portobello. Foi aplicado um estudo de alinhamento entre os temas materiais e o planejamento estratégico corporativo para os próximos cinco anos, reforçando a proposta de valor de sustentabilidade com os direcionadores estratégicos da empresa.

Publicidade

2 Comentários

Publicidade
Publicidade