Publicidade
Segunda-Feira, 20 de Agosto de 2018
Descrição do tempo
  • 20º C
  • 15º C

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens da cidade e da região

  • Reitor da UFSC, Ubaldo Balthazar, pretende recuperar a "autoestima da universidade"

    Ao assumir como reitor da UFSC  (Universidade Federal de Santa Catarina), em solenidade no sábado, o professor Ubaldo Cesar Balthazar afirmou que vai “concentrar esforços para recuperar a autoestima da universidade”, além de “restabelecer o ambiente saudável e fazer com que cada membro da instituição sinta orgulho de estar aqui”. Balthazar também citou a “lembrança eterna do saudoso amigo e reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo que, em uma infeliz ironia, nos deixou e me faz estar aqui hoje (sábado”).

    Ele disse que vai dar “continuidade” aos princípios defendidos por Cancellier, mas ressalvou que “não se trata de continuísmo”. Conforme Balthazar, são mais de 460 ações a serem implementadas até 27 de julho de 2022.Com o descerramento da placa, sábado, o Centro de Cultura e Eventos da UFSC passou a se chamar “Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo”. A universidade tem mais de 46 mil alunos matriculados, cerca de3,2 mil técnicos e 2.6 mil[...]

    Leia mais
  • Lei que cria o Programa Guardião Maria da Penha já está valendo em Florianópolis

    Está valendo desde sexta-feira a lei que cria o Programa Guardião Maria da Penha, em Florianópolis, voltado à proteção das mulheres e que privilegia ações preventivas. O projeto tem o objetivo de garantir a “efetividade” da lei federal 11.340, de 2006, batizada com o nome da cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que virou símbolo nacional do enfrentamento da violência contra a mulher.

  • Gean pressiona para entregar elevado em 2018, mas não descarta plano B

    Na última quarta-feira (15), quando ainda fazia repouso por recomendação médica em função da 25ª cirurgia depois do grave acidente ocorrido na BR-101 em 2013, o prefeito Gean Loureiro (MDB) voltou a conversar com a empreiteira que toca a construção do elevado do Rio Tavares. Ele disse que não quer mais sobressaltos sobre o andamento da obra, que reduziu o ritmo nos últimos meses. Promessa de campanha de Gean, que garantiu entregá-lo ao final do primeiro ano de mandato, o elevado corre o risco de não ficar totalmente pronto até dezembro. Nesse caso, o plano B da administração municipal é abrir ao tráfego no início da temporada e inaugurá-lo, com todas as obras complementares, no aniversário da cidade, em março de 2019.

    Prefeito reafirmou que o objetivo é liberar o trânsito no elevado até o fim do ano - Daniel Queiroz/ND
    Prefeito quer entregar elevado até o fim do ano, mas trabalha com plano B - Daniel Queiroz/ND



  • Município de Florianópolis vai lançar nova etapa do programa Se Liga na Rede

    Em uma iniciativa alinhada com outros órgãos públicos e privados, como Ministério Público, CDL e OAB, o município de Florianópolis vai anunciar na quinta-feira uma nova fase no programa Se liga na rede, com foco na conscientização. Segundo o superintendente municipal de Habitação e Saneamento, Lucas Arruda, a ideia é fazer com que a população se sensibilize em relação ao tema e providencie a regularização dos imóveis – cujo índice ainda é de 50% – que estejam fora dos padrões. Ele afirma que uma força-tarefa vai percorrer os bairros para orientar sobre as responsabilidades dos proprietários dos imóveis nas ligações às redes de esgoto. Além disso, ele destaca o pioneirismo do Cartão de Crédito Se Liga na Rede, que poderá ser usado pelo morador de Florianópolis que quiser ter acesso ao financiamento para pagar o profissional responsável pela ligação de esgoto ou comprar os materiais necessários à obra. O crédito de até R$ 5 mil poderá[...]

    Leia mais