Publicidade
Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 20º C

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens da cidade e da região

  • Começam as articulações para a sucessão na Câmara de Florianópolis

    Mesmo em meio ao segundo turno eleitoral começam a ganhar força as articulações para a disputa pelo comando da Câmara de Florianópolis, em dezembro.  O cargo já vem sendo ocupado interinamente há três meses pelo líder governista Roberto Katumi (PSD), em substituição ao presidente licenciado Guilherme Pereira (MDB), que tentou uma cadeira de deputado federal. “Espero ter demonstrado a capacidade para continuar, agora como presidente eleito”, disse Katumi ontem. Pelos aliados, é visto como favorito, especialmente se contar com o aval do prefeito Gean Loureiro. 

    Na bancada oposicionista, o vereador Pedro de Assis Silvestre (PP), o Pedrão, alinhava uma proposta de “mandato compartilhado”, com divisão do tempo de permanência na presidência. “Se a Câmara estiver em consonância com a sociedade, deverá repetir a decisão das urnas, ou seja, teremos surpresas”, afirmou. Ele dá como certo o apoio de 10 colegas e vai tentar atrair mais dois vereadores.[...]

    Leia mais
  • Militares de Santa Catarina reclamam de regras para a formação de pilotos militares

    Praças do Corpo de Bombeiros e da PM de Santa Catarina que possuem curso de formação de pilotos estão mobilizados para acabar com uma “reserva de mercado”. Eles reclamam que os editais para formação dos pilotos acabam permitindo que apenas oficiais, inclusive de outros Estados, participem do processo seletivo. “Hoje, temos nas corporações praças qualificados que já poderiam ser incluídos no quadro de pilotos, tanto do Corpo de Bombeiros como da Polícia Militar, que já voaram no Ibama, no âmbito federal, e inclusive um cabo BM está pilotando helicóptero na Polícia Civil desde agosto de 2016, autorizado pelo próprio comando geral do Corpo de Bombeiros”, afirmou um dos militares que, apesar de qualificado, não pode pilotar as aeronaves de sua corporação pelo  fato de ser do quadro de praças.

    Além disso, o grupo afirma que os batalhões de operações aéreas dos bombeiros e da PM contratam civis para pilotarem os aviões das corporações. Eles[...]

    Leia mais
  • Trânsito no entorno da obra do elevado Rio Tavares terá mudanças a partir de segunda

    O trânsito na SC-405 vai sofrer pequenas modificações a partir das 22 horas da próxima segunda-feira (15) para início da construção da rampa de acesso do elevado do Rio Tavares,  sentido Sul da Ilha-viaduto. A faixa da SC-405 que vem do Sul da Ilha em direção à Lagoa da Conceição será deslocada, passando pela parte de trás do pilar do elevado. A mesma faixa, só que sentido Sul da Ilha-Centro, será afastada cerca de sete metros para a esquerda, numa extensão de 150 metros a partir do viaduto. Consequentemente, a outra faixa da mesma via, sentido Centro-Sul da Ilha sofrerá deslocamento semelhante, só que à direita. 

    Alteração trânsito Rio Tavares - PMF/Divulgação
    Alteração trânsito Rio Tavares - PMF/Divulgação



  • “Temos um sério problema de mobilidade no litoral”, diz secretário estadual de Turismo

    Na volta ao cargo, depois de coordenar a campanha de Mauro Mariani (MDB) ao governo do Estado no primeiro turno, Tufi Michreff Neto fala à coluna sobre os preparativos para a temporada de verão no Estado. Ele admite uma preocupação em relação à crise na Argentina, mas acredita que um evento impacto negativo será “compensada” por visitantes de outros países e pelo crescimento do turismo interno.

    Qual a expectativa sobre o fluxo de turistas na temporada, e especificamente, sobre os argentinos que virão a Santa Catarina?
    Tufi Michreff NetoA expectativa é muito positiva. Obviamente que há uma preocupação em relação à crise na Argentina, mas de maneira geral o argentino consegue fazer suas economias e garantir recursos para fazer sua viagem de férias. Mas de qualquer forma, pensando nisso, a gente fez uma atuação muito forte nos últimos meses visando ampliar a frequência de voos de outros destinos, o caso do Chile e do Uruguai. A previsão é de[...]

    Leia mais