Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Assuntos da Grande Florianópolis e os temas cotidianos das cidades da Região Metropolitana – incluindo resgates diferenciados da memória histórica –, são acompanhados de perto pelo colunista Carlos Damião, que tem mais de 30 anos de vivência profissional.

Estreia na TV UFSC documentário “Anauê! O Integralismo e o Nazismo na Região de Blumenau”

Diretor Zeca Nunes Pires destaca atualidade do tema, diante da escalada da extrema-direita no mundo atual, inclusive no Brasil

Carlos Damião

 

Peça promocional do documentário catarinense - Divulgação
Peça promocional do documentário catarinense - Divulgação



A TV UFSC estreia neste fim de semana o documentário “Anauê! O Integralismo e o Nazismo na Região de Blumenau”, a mais recente produção do cineasta catarinense Zeca Nunes Pires, atual coordenador do Departamento Artístico Cultural da UFSC. A obra vai ao ar no domingo, 11/11, às 18h30.

Para assistir ao documentário, basta sintonizar a TV UFSC pelo canal 63.1 na TV digital aberta e pelo canal 15 da NET. 

 

Sinopse

 

O estado de Santa Catarina foi colonizado em parte pelas etnias germânica e pomerana, que se localizaram na região do Vale do Itajaí. Uma animosidade, às vezes sutil, aconteceu entre os germânicos e os portugueses que colonizaram parte do litoral catarinense. Mas é com a Segunda Grande Guerra Mundial que todas essas diferenças vêm à tona na região, promovidas pela "Nacionalização" que, a partir de então, impõe aos descendentes, sobretudo os de origem alemã, um rigoroso regime de combate às ideias nazistas e integralistas que tendiam a se fortalecer naquele período histórico. 

O filme “Anauê” traz à tona, por intermédio de depoimentos de acadêmicos, populares e militares, a discussão do que de fato aconteceu na região de Blumenau antes, durante e no pós-guerra. Porém, ao discutir o passado da região de Blumenau, um assunto ainda mais pulsante se sobrepõe: a ideologia reacionária que se fortalece no momento atual no Brasil e no Mundo. 

"Anauê" é resultado de vários anos de viagens e pesquisas em acervos de cidades do Vale do Itajaí e Vale do Itapocu, região de forte colonização alemã. O tema central são os movimentos Integralista e Nazista em Santa Catarina antes, durante e pós Segunda Guerra Mundial. 

Um dos destaques do filme são as entrevistas com acadêmicos, protagonistas, moradores da região e militares, que falam sobre o que de fato aconteceu em Blumenau. É um retrato que contribui para se compreender o cenário dos dias atuais. "Com o filme, quero estimular a discussão sobre a importância do diálogo num momento em que a intolerância cresce em todo o mundo", afirma Zeca Pires.

 

José Henrique Nunes Pires

 Filho do poeta e educador Aníbal Nunes Pires, Zeca (como é conhecido) é formado em Administração e Jornalismo, com mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou vários documentários e curtas-metragens de ficção, sempre relatando aspectos da cultura de Santa Catarina, em especial dos habitantes da ilha onde está localizada a cidade de Florianópolis. Foi um dos criadores da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema, além do Curso de Cinema e Vídeo da Unisul. É o Coordenador do Departamento Artísitico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC. 

  

Ficha técnica do filme

 

Diretor: Zeca Nunes Pires

 

Duração: 107 min.

 

País: Brasil

 

Categoria: documentário

 

Classificação Indicativa: 12

 

Elenco: Édio Nunes Gringo Starr, Roberto Lacerda

 

Direção de Fotografia: Adenor Gouvea Filho

 

Montagem/Edição: Giba Assis Brasil, Jonatas Rubert

 

Som Direto: Adenor Gouvea Filho

 

Edição de som: Leandro Cordeiro

 

Trilha sonora original: Jorge Canto

 

Produção executiva: Maria Emília de Azevedo      

  

SERVIÇO:

 

O QUÊ: Estreia do documentário “Anauê! O Integralismo e o Nazismo na Região de Blumenau” na TV UFSC

 

QUANDO: Domingo, 11 de novembro de 2018, às 18h30

 

COMO ASSISTIR À TV UFSC: canal aberto digital 63.1 e canal 15 da NET

 

 

 

 

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade