Publicidade
Quinta-Feira, 17 de Agosto de 2017
Descrição do tempo
  • 20º C
  • 14º C

Assuntos da Grande Florianópolis e os temas cotidianos das cidades da Região Metropolitana – incluindo resgates diferenciados da memória histórica –, são acompanhados de perto pelo colunista Carlos Damião, que tem mais de 30 anos de vivência profissional.

  • Começam debates sobre mudanças no transporte coletivo

    A Suderf (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis) começou nesta terça-feira, 15, em São Pedro de Alcântara, a série "Apresentação Pública e Debate da Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo da Grande Florianópolis". A ideia, conforme o secretário do Planejamento do Estado, Murilo Flores, é buscar um transporte coletivo melhor e mais eficiente para a região, ouvindo não apenas as autoridades, mas também os moradores de cada cidade. Nesta quarta-feira, 16, o evento será no mnuicípio de Antônio Carlos, a partir das 19h, no auditório da prefeitura.
    Conforme levantamento da Suderf, com a reestruturação das linhas de ônibus intermunicipais, haverá maior oferta de horários, mais conectividade entre os municípios da região continental, tarifas mais baixas e melhor qualidade dos ônibus que atenderão a população. Até meados de setembro a proposta será debatida em todos os municípios da região metropolitana de[...]

    Leia mais
  • Definidos os vencedores do Prêmio Dakir Polidoro 2017

    O jornalista Fábio Gadotti, que assina a coluna Bom Dia no Notícias do Dia, é o vencedor da categoria "Jornal" do Prêmioi Dakir Polidoro de Imprensa 2017. Ele receberá a premiação no dia 29 de agosto, em solenidade na Câmara de Vereadores de Florianópolis, co-promotora do evento, junto com a ACI (Associação Catarniense de Imprensa). Fábio formou-se em jornalismo pela UFSC em 1987, atuou em A Notícia, Diário Catarniense e, atualmente, é colunista e editor no ND.

    O Prêmio Dakir Polidoro existe desde 2004 e é, no âmbito da Grande Florianópolis, a maior realização do gênero. Seu nome é uma homenagem ao ex-vereador e ex-prefeito Dakir Polidoro, uma lenda do rádio catarinense, que durante mais de três décadas apresentou A Hora do Despertador na Rádio Diário da Manhã, atual CBN-Diário.

    Os outros premiados são: Osmar Schlindwein (Especial), profissional com quase 60 anos de dedicação ao jornalismo em Santa Catarina; Ed Soul (NSC TV), categoria TV;[...]

    Leia mais
  • Os embalos do Norte da Ilha e a repetição das tragédias

    Há um clamor geral para que a PMRv (Polícia Militar Rodoviária) volte a realizar operações de fiscalização à saída das baladas na SC-402, região de Ratones, onde fica uma das mais badaladas casas noturnas de Santa Catarina. Depois da morte de mais dois jovens, no domingo de madrugada, na SC-401, parece evidente que a combinação álcool + volante tem sido prática recorrente entre os frequentadores das festas dos fins de semana, em especial na casa de Ratones (muitas vezes confundida com Jurerê Internacional, o que é um erro geográfico).

    Diante da repetição da tragédia - na semana anterior um jovem foi atropelado por um garoto que diriga um automóvel importado -, o médico Ricardo Baratieri me observou sobre a urgência, de parte das autoridades, da realização de blitzen nas estradas do Norte da Ilha.  Baratieri era vereador, na década de 1980, quando a Cãmara de Florianópolis aprovou, pioneiramente, seu projeto de lei tornando obrigatório o uso de[...]

    Leia mais
  • União em torno de Alckmin já aconteceu no Estado em 2006

    Pavan, Alckmin, Luiz Henrique e Colombo em 2006' - Carlos Damião
    Pavan, Luiz Henrique, Alckmin e Colombo em Criciúma, 2006' - Carlos Damião


    Geraldo Alckmin esteve no fim de semana em Santa Catarina, apresentando-se na prática como candidato da centro-direita à Presidência da República em 2018. Repetiu sua trajetória da campanha de 2006 (naquele ano, sem o PP coligado na eleição estadual). Em 22 de julho ele foi a Criciúma e desfilou num caminhão aberto com o comando da "Tríplice Aliança": o governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB), os candidatos ao governo e vice Luiz Henrfque (PMDB) e Leonel Pavan (PSDB) e o candidato ao Senado Raimundo Colombo (PFL, hoje PSD). Alckmin perdeu a disputa presidencial para Lula, LHS elegeu-se para mais um mandato com Pavan de vice. Colombo foi vitorioso na corrida para o Senado. A eventual aliança federal em Santa Catarina não quer dizer que se reproduza na disputada estadual de 2018, porque são situações muito distintas do ponto de vista pragmático.

    Leia mais