Publicidade
Sexta-Feira, 22 de Junho de 2018
Descrição do tempo
  • 22º C
  • 15º C
  • #TORCIDANDCOPA #Dia9: Suíça vence Sérvia e conquista a primeira virada da CopaMais copa

Nutricionista por vocação e formação | @annaheiderscheidt

Conteúdo especial "Inspira!"

Dicas para manter a alimentação saudável para as crianças nas férias

Em período de férias, controlar a alimentação das crianças torna-se tarefa mais difícil

Anna Paula Heiderscheidt

As férias quebram a rotina das famílias e, consequentemente, das crianças. Se não é fácil controlar a alimentação delas em dias comuns, imagine no período de férias. Com a flexibilidade dos horários, a alimentação dos pequenos também sofre alterações, mas dá para combinar um cardápio saudável e divertido que agrade aos pequenos e reponha as energias gastas nas brincadeiras. Lembre-se que comida saudável não é sinônimo de alimentação chata e sem sabor. Abuse da criatividade, das cores e invente diferentes formas para os alimentos.

OPTE POR ALIMENTOS LEVES
A dieta infantil deve ser leve. O cardápio precisa conter frutas, verduras, legumes, grelhados, assados e refogados. Uma alternativa são as frutas assadas, como a banana, o abacaxi e a maçã, que ficam ainda mais gostosos com canela. Aposte nas sopas para estimular o consumo de verduras e legumes.

NÃO SUBSTITUA REFEIÇÕES
O ideal é tentar conservar os horários de café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Alimentos como os doces podem ser liberados eventualmente após refeições maiores, como almoço ou
jantar, porém é importante ficar atento aos exageros e não permitir que a criança coma tudo deliberadamente.

NÃO DESPERDICE
Aquele arroz que ficou do almoço pode se tornar bolinhos com legumes e verduras deliciosos. É só acrescentar cenoura, abobrinha, beterraba e/ou brócolis.

FIBRAS
A fibra é um nutriente muito importante para o crescimento e desenvolvimento fisiológico. Ameixa seca, laranja, maçã, lentilha, feijão, cenoura, pães integrais e massas são exemplos de alimentos com alto teor de fibra que devem ser incluídos nas quatro refeições diárias.

PROTEÍNA
A proteína pode ficar por conta das carnes magras. Empanados assados são uma alternativa gostosa e crocante. Como moramos perto do mar, o consumo de frutos do mar como peixes brancos deve ser aumentado, principalmente por conter alto teor de nutrientes frescos e saudáveis.

PICOLÉ DE FRUTAS
Frutas picadas (sugestão: morango, manga, abacaxi, kiwi ou coco) + água de coco ou suco de frutas. Somente colocar na forminha e deixar no freezer até formar a consistência de um picolé.

Picolés de frutas como opção de alimentação saudável no verão - Divulgação/ND
Picolés de frutas como opção de alimentação saudável no verão - Divulgação/ND



REFORÇAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO
Para evitar gripes, resfriados e doenças respiratórias, aproveitar as frutas da época é uma ótima dica, pois elas são boas fontes de vitamina C. Portanto, morango, tangerina e laranja podem ser bem aproveitados. Para manter nossos pequenos hidratados, água, sucos naturais e água de coco são as melhores opções.

COMO ESTIMULAR O CONSUMO DESSES ALIMENTOS ENTRE AS CRIANÇAS? 
Algumas dicas práticas podem ajudar nas férias: Para começar, dê um bom exemplo aos seus filhos e aproveite para se alimentar bem juntamente com eles. Torne o momento da refeição mais atraente e convide a criança para preparar a comida. Essa iniciativa mantém a interação entre os familiares e faz a criança se sentir útil e mais motivada a comer o que preparou. Aproveite
para incluir saladas coloridas, lanches saudáveis como bolos e pães integrais, suco de frutas e frutas cozidas. 

Uma variação que a garotada adora, aliás, são os picolés de fruta – ideais para o calor, são deliciosos e refrescantes, fáceis de fazer e geralmente têm as mesmas calorias que a fruta.

RECEITA BOLO DE BANANA INTEGRAL
• 3 bananas maduras amassadas
• 3 ovos
• 2 colheres de sopa de óleo de coco
• 1⁄2 xícara de açúcar de coco ou demerara ou mascavo
• 1 xícara de aveia em flocos
• 1 xícara de coco ralado sem açúcar
• 1 colher de sopa de fermento
Modo de Preparo:
Bater todos os ingredientes, forno médio por 30 minutos.

Bolo integral de banana - Divulgação/ND
Bolo integral de banana - Divulgação/ND



Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade