Plural Filmes produz seriado para canal televisivo Arte 1

Atualizado

A Plural Filmes, produtora de audiovisual de Florianópolis, iniciou no fim de junho a produção de uma nova série, “Invenções da Alma – a arte popular brasileira”, seriado documental produzido com artistas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país. A série, com 26 episódios documentais, tem previsão de estreia em dezembro de 2016. A produtora catarinense assinou contrato com o canal televisivo Arte 1 e terá o seriado exibido nacionalmente.

A artista Tercila junto da equipe da Plural Filmes

A artista Tercila junto da equipe da Plural Filmes

No sul do Brasil, a personagem escolhida para representar a região está em Santa Catarina pela Plural Filmes foi Tercília dos Santos, artista naif de  projeção nacional e internacional. Em seu ateliê no bairro de Forquilhinhas – São José,  a equipe registrou a trajetória de vida de Tercília, desde a saída de sua região natal em Piratuba, oeste de Santa Catarina, até a chegada na região metropolitana de Florianópolis onde trabalhou como doméstica, manicure e cabeleireira.

Ainda neste mês de julho a equipe de filmagem de Florianópolis segue para filmar no Rio de Janeiro com o gravurista e cordelista Ciro Fernandes, o escultor Nêgo (Geraldo Simplício) – que faz um trabalho com  esculturas vivas no barranco de seu sítio, e as pintoras naifs Ermelinda de Almeida e Helena Coelho. A série irá percorrer Pernambuco, Paraíba e Alagoas, registrando os processos e artes de J.Borges, Nena, Antonio de Dedé, Sil – entre outros – e ainda, em Minas Gerais, especialmente no Vale do Jequitinhonha, Mestra Zefa, Noemisa dos Santos e Zezinha, entre tantos outros talentos.

De acordo com Marcia Paraíso, diretora da Plural Filmes, a proposta do seriado “Invenções da Alma” é produzir material e registros históricos sobre a arte popular brasileira. “A exibição no canal Arte 1 propõe dialogar diretamente com um público que já possui um interesse natural pelas artes, divulgando o trabalho de tantos artistas, muitos desses fora da mídia convencional e sem acesso aos meios de promoção de seus trabalhos, todos únicos e especiais em suas estéticas”, conclui Marcia Paraíso.

Ficha técnica de “Invenções da Alma”:

  • Idealização e direção geral – Marcia Paraiso
  • narração – Patricia Pilar
  • direção de fotografia e câmera – Ralf Tambke
  • direção e desenho de som – Ju Baratieri
  • pesquisa e produção executiva – Helio Levcovitz
  • montagem – Glauco Broering
  • edição de som – Gustavo Aguiar
  • design gráfico – Camila Baratieri

Mais conteúdo sobre

Mais conteúdo